

Anielizabeth
Descobri a ilustração quando trabalhava na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e adorava contar histórias para os meus alunos e equipes. Estudei ilustração na Scuola Internazionale de Illustrazione Stepan Zavrel, Sàrmede – Itália. Fiz também os cursos “Criação de álbum ilustrado de autor“, de Miguel Tanco e “A propósito da ilustração”, de Antonio Ventura e Dolores Prades, Instituto Emilia.
Ilustrei meu primeiro livro em 2008. Desde então, são mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior. Recentemente me aventurei como escritora, não somente de livros infantis como também de teoria sobre arte, design e cultura. Estou adorando a experiência e não quero parar mais.
Acredito que estilo tem a ver com as histórias que vivem dentro de nós e que desejamos mostrar ao mundo. A escolha da técnica dialoga com esta descoberta do estado interior. Assim, minhas ilustrações até hoje são feitas manualmente, explorando a fluidez entre as técnicas e curto muito os processos de criação dos meus livros.
Por tudo isso, não paro de estudar e investigar os bastidores da criação. Nos últimos anos, fiz uma segunda graduação (a primeira é em Design de Moda). Desta vez, em História – UFRJ, através da qual pesquiso literatura de resistência e decolonialidade. Fiz também um mestrado em Design e Cultura – UFRJ, no qual me aprofundei nos escombros da criação através da obra Frankenstein ou o Prometeu moderno, me concentrando na personagem da criatura e na autora, Mary Shelley.
Viajo pelo Brasil e pelo mundo participando de eventos literários e trabalhando com mediação de leitura e formação de leitores, sobretudo no campo da leitura de imagem.